segunda-feira, 14 de outubro de 2013

O diálogo de diferentes culturas no interior da escola

As culturas são produzidas pelos grupos sociais ao longo das suas historias, na organização da vida social e política, nas suas relações com o meio e com os outros grupos, na produção de conhecimento etc. A desigualdade social é uma diferença produzida na relação de dominação e exploração socioeconômica e política.
Reconhecer e valorizar a diversidade Cultural são atuar sobre um dos mecanismos de discriminação e exclusão. E é por isso que a escola tem um papel muito importante no processo educativo e social para reduzir as diferenças e desigualdades sociais.
Ao promover a convivência entre estudantes de diferentes origens, costumes e dogmas religiosos a escola valoriza e reconhece a realidade plural de um país como o Brasil.
A percepção de cada um individualmente elabora-se com maior precisão graças ao Outro, que se coloca como limite e possibilidade ao respeitar, tolerar, ser solidário.
Tanto nas series e anos iniciais o papel da escola é a superação do preconceito e da discriminação promovendo princípios de liberdade éticos, dignidade, respeito mutuo, justiça e equidade, solidariedade, dialogo no cotidiano. Através de atividades estão presentes no dia a dia do aluno, partindo do pressuposto de que não existem formulas mágicas ou receitas prontas de como ensinar, porque o ensino como um processo de construção é coletivo e medido pela relação professor/aluno/conhecimento do desafio esta em usar a realidade do aluno com seus conflitos, duvidas, medos e diferenças. Isso pode ser feito com dialogo, questionamento e reflexão através da analise de imagens e sons (filmes, vídeos, fotografias, desenhos, pinturas e etc.) assim como objetos, pesquisas, entrevistas, debates, teatro, cinema, lazer e etc. Enfim muitas coisas podem ser realizadas como mesmo propósito.


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