As culturas são produzidas
pelos grupos sociais ao longo das suas historias, na organização da vida social
e política, nas suas relações com o meio e com os outros grupos, na produção de
conhecimento etc. A desigualdade social é uma diferença produzida na relação de
dominação e exploração socioeconômica e política.
Reconhecer e valorizar a
diversidade Cultural são atuar sobre um dos mecanismos de discriminação e
exclusão. E é por isso que a escola tem um papel muito importante no processo
educativo e social para reduzir as diferenças e desigualdades sociais.
Ao promover a convivência
entre estudantes de diferentes origens, costumes e dogmas religiosos a escola
valoriza e reconhece a realidade plural de um país como o Brasil.
A percepção de cada um
individualmente elabora-se com maior precisão graças ao Outro, que se coloca
como limite e possibilidade ao respeitar, tolerar, ser solidário.
Tanto nas series e anos
iniciais o papel da escola é a superação do preconceito e da discriminação
promovendo princípios de liberdade éticos, dignidade, respeito mutuo, justiça e
equidade, solidariedade, dialogo no cotidiano. Através de atividades estão
presentes no dia a dia do aluno, partindo do pressuposto de que não existem
formulas mágicas ou receitas prontas de como ensinar, porque o ensino como um
processo de construção é coletivo e medido pela relação
professor/aluno/conhecimento do desafio esta em usar a realidade do aluno com
seus conflitos, duvidas, medos e diferenças. Isso pode ser feito com dialogo,
questionamento e reflexão através da analise de imagens e sons (filmes, vídeos,
fotografias, desenhos, pinturas e etc.) assim como objetos, pesquisas,
entrevistas, debates, teatro, cinema, lazer e etc. Enfim muitas coisas podem
ser realizadas como mesmo propósito.
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