Os temas transversais são
constituídos pelos PCN’s e compreendem seis áreas: Ética, Orientação Sexual,
Meio Ambiente, Saúde, Pluralidade Cultural e Trabalho e Consumo.
Esses temas são
caracterizados pelo dia a dia de todos os professores, alunos, comunidade,
sociedade, etc, constituem na necessidade e compreensão do ensino/aprendizagem
para envolver um aprender sobre a realidade na realidade e da realidade
preocupando-se também em interferir na realidade transformando-a.
Utilizando esses temas como
algo que unifica as aulas de maneira interdisciplinar, possibilita que os
alunos construam significados e que isso faça sentido para seu aprendizado.
Ao trabalhar temas como
trabalho e consumo poderão enfatizar a informação das relações de trabalho,
como o comunitário, a escravidão, a exploração, o trabalho livre, o assalariado
focando nos detalhes como roupas, características da época, costumes e etc.
Podendo também analisar a
influencia da publicidade na vida das pessoas, enfocando a indústria cultural.
Para refletir como a propaganda dita atitudes de vida, padrões de beleza e
condutas que manifestam valores e expectativas. Analisar criticamente o anseio
de consumo e a autentica necessidade de adquirir produtos e serviços.
Através da
interdisciplinaridade e transversalidade os temas transversais são trabalhados,
buscando não a fragmentação dos conteúdos e conhecimento mas sim a
transformação de uma realidade a partir da escola.
Outra possibilidade de
trabalho é a fotografia como linguagem artística focando-se no aspecto
sociocultural expressões de gosto populares, uma fotografia pode ser objeto de
leitura ao estudar a imagem possibilita-se varias linguagens, que articulam na
produção de mensagens, marcadas pelas relações de poder presentes no meio
sociocultural em que o fotografo esta produzido e no qual os seus leitores
estão imersos.
Sem deixar a técnica usada
pelos antigos para decodificar as escrituras sagradas que explicavam a origem
da vida, ligava-se a tradição religiosa e assim, remetia a memória dos
acontecimentos, percorrendo um contexto histórico e cheio de detalhes.
O professor bem como o aluno
poderão estabelecer relações conceituais como objeto fotografado que permitem o
aprofundamento reflexivo sobre a sua produção, possibilitando intervir e
reinventar sua obra.
Usando as tecnologias de
informática o aluno constrói seu conhecimento e não é mais visto como sujeito
passivo da educação agora faz parte dela.
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