Atualmente o uso de jogos e
brincadeiras vem ganhando um espaço significativo no ensino, pois possibilitam
inversões de papeis, auxiliam no desenvolvimento cognitivo, físico, afetivo e
moral, alem de aguçar a curiosidade trabalham com sistemas de regras,
linguísticas em que todos podem assumir um papel importante no contexto social
permitindo uma tomada de consciência sobre o cidadão e a sociedade.
O lúdico vem desde os povos
primitivos que o usavam em atividades do dia a dia, para transmitir valores e
conhecimentos para os mais jovens, bem como normas e padrões de vida social.
Portanto o uso de jogos e
brincadeiras no ensino de artes tornou-se um facilitador da aprendizagem e deve
ser encarado como tal e não como um passa tempo em que a criança simplesmente
usara para se distrair.
O professor tem um papel
muito importante nesse aprendizado lúdico, desafiando, criando dificuldades e
problemas para que possam resolver e estimular a autonomia, atenção,
concentração e autoconfiança.
A brincadeira é a melhor
forma de se comunicar e de se relacionar com o outro e o brinquedo instiga a
imaginação trazendo informações, atitudes e crenças pelo brincar.
Dentro deste contexto a
aprendizagem representa o desenvolvimento das funções superiores através da
apropriação e interação. É brincando que a criança cria uma ponte entre o
imaginário e o real, manipulando o real.
O jogo é uma atividade que
favorece e incrementa os desenvolvimentos físico, cognitivo, afetivo e social,
alem de entreter é um instrumento importante para o desenvolvimento e
aprendizagem.
Mais que um meio para
professores utilizarem como ponto de partida os jogos educativos buscam
equilíbrio entre esforço e o prazer, instrução e diversão, duração e vida.
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