segunda-feira, 14 de outubro de 2013

A Pluralidade no Ensino das Artes Visuais. Os jogos pedagógicos: brinquedos, brincadeiras e entretenimento.

Atualmente o uso de jogos e brincadeiras vem ganhando um espaço significativo no ensino, pois possibilitam inversões de papeis, auxiliam no desenvolvimento cognitivo, físico, afetivo e moral, alem de aguçar a curiosidade trabalham com sistemas de regras, linguísticas em que todos podem assumir um papel importante no contexto social permitindo uma tomada de consciência sobre o cidadão e a sociedade.
O lúdico vem desde os povos primitivos que o usavam em atividades do dia a dia, para transmitir valores e conhecimentos para os mais jovens, bem como normas e padrões de vida social.
Portanto o uso de jogos e brincadeiras no ensino de artes tornou-se um facilitador da aprendizagem e deve ser encarado como tal e não como um passa tempo em que a criança simplesmente usara para se distrair.
O professor tem um papel muito importante nesse aprendizado lúdico, desafiando, criando dificuldades e problemas para que possam resolver e estimular a autonomia, atenção, concentração e autoconfiança.
A brincadeira é a melhor forma de se comunicar e de se relacionar com o outro e o brinquedo instiga a imaginação trazendo informações, atitudes e crenças pelo brincar.
Dentro deste contexto a aprendizagem representa o desenvolvimento das funções superiores através da apropriação e interação. É brincando que a criança cria uma ponte entre o imaginário e o real, manipulando o real.
O jogo é uma atividade que favorece e incrementa os desenvolvimentos físico, cognitivo, afetivo e social, alem de entreter é um instrumento importante para o desenvolvimento e aprendizagem.
Mais que um meio para professores utilizarem como ponto de partida os jogos educativos buscam equilíbrio entre esforço e o prazer, instrução e diversão, duração e vida.



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