Educar tornou-se um
desafio pelas mudanças que ocorrerem o tempo todo e em qualquer lugar, portanto
na educação não poderia ser diferente, por isso repensar a docência é mais que
necessário para todos.
Nada é e será igual por
isso a pedagogia cultural a sociedade não basta ver, ou seja, é preciso encarar
as mudanças de identidade, relações, ideias, linguagens, mestiçagem como algo
que faz parte da pratica docente e não mais seguir o currículo sem levar em
consideração tudo isso.
Diferente da pedagogia
tradicional a pedagogia cultural vai alem dos espaços escolares e sociais em
que saberes são constituídos, relações de poder são vividas, experiências são
interpretadas, verdades são disputadas.
A cultura traduz a
historia e a forma de vida de um povo ela traz os significados sobre as
identidades e a sociedade por isso tornar-se o objeto de estudos dos educadores
para que possamos analisar diferenciar e multiplicar conhecimento deixando as
metodologias de lado e caracterizando-a como uma pratica que questiona para
compreender de que modo o funcionamento do poder o estabelecimento de
privilégios e a constituição determinam a vida de uma sociedade e de seus
membros.
A pedagogia cultural acaba
por influenciar no currículo escolar reorganizando o discurso atuando de
maneira antidisciplinar pela grande diversidade de fenômenos culturais que
caracterizam nossas condições pós-modernas de existência. Só se é possível
educar para a contemporaneidade se operarmos neutros, comprometidos com todos
as formas de produção cultural em relação às praticas sociais e históricas.
Portanto considerar não somente a sala de aula, mas sim o pátio, o ginásio de
esportes, as ruas, as praças, os shoppings, os cinemas, radio, televisão,
publicidade etc, como espaços pedagogicamente culturais, onde sempre é possível
desconstruir e reconstruir as relações entre cultura, conhecimento e poder.
Assim seu trabalho é uma grande intervenção na cultura.
Emergindo das necessidades
dos grupos junto aos qual o trabalho faz a diferença social. Em busca de uma
sociedade menos injusta e mais coesa, multicultural e multirracial.
A pedagogia cultural
demanda que nos tornemos muito menos escolares e muito mais culturais
permitindo-nos sermos críticos analistas e artistas-culturais. Para educar na
diferença e com a diferença.
era o resumo q eu precisava.
ResponderExcluirMuito bom mesmo ..
ResponderExcluirÓtimo, porém faltaram as referências.
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