segunda-feira, 14 de outubro de 2013

A Pedagogia Cultural

Educar tornou-se um desafio pelas mudanças que ocorrerem o tempo todo e em qualquer lugar, portanto na educação não poderia ser diferente, por isso repensar a docência é mais que necessário para todos.
Nada é e será igual por isso a pedagogia cultural a sociedade não basta ver, ou seja, é preciso encarar as mudanças de identidade, relações, ideias, linguagens, mestiçagem como algo que faz parte da pratica docente e não mais seguir o currículo sem levar em consideração tudo isso.
Diferente da pedagogia tradicional a pedagogia cultural vai alem dos espaços escolares e sociais em que saberes são constituídos, relações de poder são vividas, experiências são interpretadas, verdades são disputadas.
A cultura traduz a historia e a forma de vida de um povo ela traz os significados sobre as identidades e a sociedade por isso tornar-se o objeto de estudos dos educadores para que possamos analisar diferenciar e multiplicar conhecimento deixando as metodologias de lado e caracterizando-a como uma pratica que questiona para compreender de que modo o funcionamento do poder o estabelecimento de privilégios e a constituição determinam a vida de uma sociedade e de seus membros.
A pedagogia cultural acaba por influenciar no currículo escolar reorganizando o discurso atuando de maneira antidisciplinar pela grande diversidade de fenômenos culturais que caracterizam nossas condições pós-modernas de existência. Só se é possível educar para a contemporaneidade se operarmos neutros, comprometidos com todos as formas de produção cultural em relação às praticas sociais e históricas. Portanto considerar não somente a sala de aula, mas sim o pátio, o ginásio de esportes, as ruas, as praças, os shoppings, os cinemas, radio, televisão, publicidade etc, como espaços pedagogicamente culturais, onde sempre é possível desconstruir e reconstruir as relações entre cultura, conhecimento e poder. Assim seu trabalho é uma grande intervenção na cultura.
Emergindo das necessidades dos grupos junto aos qual o trabalho faz a diferença social. Em busca de uma sociedade menos injusta e mais coesa, multicultural e multirracial.
A pedagogia cultural demanda que nos tornemos muito menos escolares e muito mais culturais permitindo-nos sermos críticos analistas e artistas-culturais. Para educar na diferença e com a diferença.






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