A cultura visual esta
presente no cotidiano de todos, por vários meios televisão, propagandas,
revistas, mídias eletrônicas e etc.
E com todas essas
informações é possível e pertinente desenvolver trabalhos que possibilitem
fazer uma leitura critica do mundo, pois através da cultura visual se pode
refletir sobre o uso das imagens, suas representações e a intervenção na
realidade a partir do dialogo pessoal e dos significados que elas têm para cada
um assim como para o grupo onde se podem compartilhar diferentes significados.
O arte/educador tem o
compromisso não só de ensinar ou o de passar uma atividade de desenho ou
pintura e sim relacionar o fazer artístico aplicado tanto dentro da escola como
fora dela com praticas que ajudam a gerar a compreensão do outro, de seus
lugares e papeis na sociedade.
Porem como associar
interesses e experiências dos alunos entre a realidade da obra de um museu e a
vida dos mesmos? Conhecer significa explicar, contestar as perguntas, por isso
conhecer algo se abre uma melhor compreensão sobre a obra.
Mudar as praticas educativas
envolvendo muito mais que conhecimentos incorporando os conhecimentos do grupo
através da cultura visual ao refletir sobre o significado que as imagens ou
representações visuais podem ter ou adquirir de acordo com os significados
aprendidos culturalmente, isso rompe com o ensino padrão e cria a possibilidade de construção de um conhecimento
em conjunto, por que parte do que vemos e como vemos e do estimulo que o outro
pode oferecer. E não é somente na escola que encontramos lugares para aprender
todos os lugares configuram esses espaços onde os sujeitos se relacionam e onde
existe produção de identidade, fazendo com que a situação social e o meio
dialogam com os sujeitos e os sujeitos entre si e de como isso influi em
desenvolvimento cognitivo.
A cultura visual não vincula
outros elementos visuais em detrimento das obras de arte, mas corresponde
principalmente ao modo como nos relacionamos diariamente com tudo que vemos e
como isso nos conforma como indivíduos.
A arte-educação como campo
de ação é um espaço fértil para o debate visual contemporâneo. O papel da
cultura visual como transdiciplina visa mudanças sociais através de uma pratica
reflexiva que investiga o papel das imagens associadas as experiências e aos
contextos de produção e recepção.
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