segunda-feira, 14 de outubro de 2013

A Interdisciplinaridade e o trabalho com Projetos no Ensino das Artes. O que diz os PCNs e os RCN´s?

Os referenciais de educação vêm orientando e influenciando profissionais assim como o mercado editorial, a formação de currículo e professores.
A ação do professor é fundamental para a aprendizagem e para o desenvolvimento dos alunos em que é o mediador da aprendizagem seu papel não é o de dar respostas prontas e sim auxiliar na descoberta das curiosidades.
Os PCN’s são documentos do MEC, não obrigatórios que apresentam os princípios educativos do governo federal e expressam um conjunto de propostas para a gestão do trabalho pedagógico em sala de aula. Ele propõe a articulação entre objetos, conteúdos, orientações didáticas e critérios de avaliação, buscando contribuir para o aperfeiçoamento da pratica docente sem criar novas disciplinas ou se revestir de caráter de obrigatoriedade. Visando a melhoria do ensino fundamental e o desenvolvimento profissional do professor.
Os RCN’s são os documentos com as mesmas funções dos PCN’s só que para níveis não-obrigatorios da educação básica.
O ensino de artes tem em si diversos caminhos para o aprendizado e é por isso que ao se trabalhar interdisciplinarmente pode-se alcançar muitas respostas com autonomia. Alem de possibilitar que as crianças estabeleçam múltiplas relações, ampliando ideias sobre assunto especifico, buscando complementações com conhecimentos pertinentes aos diferentes eixos, servindo de referencia para outras situações, permitindo generalização de ordens diversas.
A arte e a interdisciplinaridade estão entrelaçadas por trazerem reflexões sobre o esforço e mudança de atitudes e fomenta-las no processo criativo do aluno para que o professor contribua para tais mudanças. A arte não é espelho da realidade, ela é a realidade percebida de um ponto de vista diferente, ela é comunicação podendo ganhar diversos significados nos olhos daquele que vê. Portanto o ensino da arte envolve um conjunto de diversos tipos de conhecimentos, que favorecem a criação de significados, possibilitando o constante exercício de transformação do ser humano.
O arte/educador é o principal fomentador do saber, pois é ele quem devera provocar o aluno a buscar, a pesquisar, a descobrir, a realizar, a aprender e isto acontece quando existe a reflexão, o pensar critico sobre o que se aprende.
Trabalhar de forma interdisciplinar no currículo de artes se faz necessário, pois não existe um efetivo ensino de arte se ele não proporcionar ao aluno a reflexão, a experimentação e a criação.




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