Os referenciais de
educação vêm orientando e influenciando profissionais assim como o mercado
editorial, a formação de currículo e professores.
A ação do professor é
fundamental para a aprendizagem e para o desenvolvimento dos alunos em que é o
mediador da aprendizagem seu papel não é o de dar respostas prontas e sim
auxiliar na descoberta das curiosidades.
Os PCN’s são documentos do
MEC, não obrigatórios que apresentam os princípios educativos do governo
federal e expressam um conjunto de propostas para a gestão do trabalho
pedagógico em sala de aula. Ele propõe a articulação entre objetos, conteúdos,
orientações didáticas e critérios de avaliação, buscando contribuir para o
aperfeiçoamento da pratica docente sem criar novas disciplinas ou se revestir
de caráter de obrigatoriedade. Visando a melhoria do ensino fundamental e o
desenvolvimento profissional do professor.
Os RCN’s são os documentos
com as mesmas funções dos PCN’s só que para níveis não-obrigatorios da educação
básica.
O ensino de artes tem em
si diversos caminhos para o aprendizado e é por isso que ao se trabalhar
interdisciplinarmente pode-se alcançar muitas respostas com autonomia. Alem de
possibilitar que as crianças estabeleçam múltiplas relações, ampliando ideias
sobre assunto especifico, buscando complementações com conhecimentos
pertinentes aos diferentes eixos, servindo de referencia para outras situações,
permitindo generalização de ordens diversas.
A arte e a
interdisciplinaridade estão entrelaçadas por trazerem reflexões sobre o esforço
e mudança de atitudes e fomenta-las no processo criativo do aluno para que o
professor contribua para tais mudanças. A arte não é espelho da realidade, ela
é a realidade percebida de um ponto de vista diferente, ela é comunicação
podendo ganhar diversos significados nos olhos daquele que vê. Portanto o
ensino da arte envolve um conjunto de diversos tipos de conhecimentos, que
favorecem a criação de significados, possibilitando o constante exercício de
transformação do ser humano.
O arte/educador é o
principal fomentador do saber, pois é ele quem devera provocar o aluno a
buscar, a pesquisar, a descobrir, a realizar, a aprender e isto acontece quando
existe a reflexão, o pensar critico sobre o que se aprende.
Trabalhar de forma
interdisciplinar no currículo de artes se faz necessário, pois não existe um
efetivo ensino de arte se ele não proporcionar ao aluno a reflexão, a
experimentação e a criação.
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