segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Como trabalhar os temas transversais nas aulas de Artes. O Ensino rizomático e a Proposta Curricular do Estado de SP: Arte.

Os temas transversais passam por diversas áreas do conhecimento, interdisciplinarmente e transitam inter-relacionados com os sujeitos, imbuídos de valores próprios da sua cultura como questões sociais no processo de aprendizagem. E ao conectar a escola a vida das pessoas busca-se contextualizar problemas sociais, veicular valores para uma autonomia e pensamento critico.
  Hoje os movimentos culturais estão cada vez mais presentes na educação pelas mídias utilizadas da web. Com a navegação e descobertas a escola tem que usar essas ferramentas contemporâneas e complexas para unir trabalho, diversidade e aprendizagem de forma a fortalecer a compreensão e interesse dos alunos.
Para superar a fragmentação de conhecimento na educação é preciso desconstruir fundamentos e certezas, pois o conhecer se constrói permanentemente.
Ao usar temas transversais a educação se empenha em gerar condições para que os conhecimentos sejam produzidos e se tornem sabedoria e não depósitos de dados. Desse modo o ensino rizomático auxilia para o aluno, através da web e com a web, utilizando o mundo virtual e imaterial com que o aluno esta familiarizado para trazer assuntos de seu interesse para a aula tornando-a significativa e interessante.
Portanto a competência didática, revela o sujeito participante e sua cultura na organização de estratégias e atividades de aprendizagem pela autonomia, pela responsabilidade, pela colaboração e pela cooperação em rede onde uma coisa esta ligada a outra despertando curiosidade e interesse dos envolvidos.
O ensino rizomatico vem sendo um suporte teórico-epistemologico adequado para o desenvolvimento em que se considera a contextualização, a problematizarão, a ação, a historicidade dos sujeitos e a atividade e interatividade entre eles.
Uma proposta de ensino que comporta e possibilita conexões transversais é a educação que acontece pela internet. A educação realizada na rede caracteriza-se algumas vezes pelo tipo de mediação e estratégias tomadas.
Educação em rede ou rizoma promove, através de certos conteúdos, inter-relações e novas compreensões que valorizam o esforço, a cultura e os saberes de quem aprendem, outorgando sentido aos novos conhecimentos produzidos.
A rede revela-se como depositivo cultural e didático em que a metodologia dialoga para uma tomada de consciência e ação transformadora numa sociedade e ação transformadora numa sociedade digital com um espaço de aprendizagem na web que permite aos participantes a circulação da palavra, dos textos na mídia de informação.
Partindo da Proposta de ensino rizomatico pensar e fazer educação é um desafio porem uma nova organização e mediação dos saberes onde para falar, ler e escrever o sujeito produz e se produz no espaço virtual com outros na interconexão pela digitalização de fatos cotidianos.




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