Os temas transversais passam
por diversas áreas do conhecimento, interdisciplinarmente e transitam
inter-relacionados com os sujeitos, imbuídos de valores próprios da sua cultura
como questões sociais no processo de aprendizagem. E ao conectar a escola a
vida das pessoas busca-se contextualizar problemas sociais, veicular valores
para uma autonomia e pensamento critico.
Hoje os movimentos culturais estão cada vez
mais presentes na educação pelas mídias utilizadas da web. Com a navegação e
descobertas a escola tem que usar essas ferramentas contemporâneas e complexas
para unir trabalho, diversidade e aprendizagem de forma a fortalecer a
compreensão e interesse dos alunos.
Para superar a fragmentação
de conhecimento na educação é preciso desconstruir fundamentos e certezas, pois
o conhecer se constrói permanentemente.
Ao usar temas transversais a
educação se empenha em gerar condições para que os conhecimentos sejam
produzidos e se tornem sabedoria e não depósitos de dados. Desse modo o ensino
rizomático auxilia para o aluno, através da web e com a web, utilizando o mundo
virtual e imaterial com que o aluno esta familiarizado para trazer assuntos de
seu interesse para a aula tornando-a significativa e interessante.
Portanto a competência
didática, revela o sujeito participante e sua cultura na organização de
estratégias e atividades de aprendizagem pela autonomia, pela responsabilidade,
pela colaboração e pela cooperação em rede onde uma coisa esta ligada a outra
despertando curiosidade e interesse dos envolvidos.
O ensino rizomatico vem
sendo um suporte teórico-epistemologico adequado para o desenvolvimento em que
se considera a contextualização, a problematizarão, a ação, a historicidade dos
sujeitos e a atividade e interatividade entre eles.
Uma proposta de ensino que
comporta e possibilita conexões transversais é a educação que acontece pela
internet. A educação realizada na rede caracteriza-se algumas vezes pelo tipo
de mediação e estratégias tomadas.
Educação em rede ou rizoma
promove, através de certos conteúdos, inter-relações e novas compreensões que
valorizam o esforço, a cultura e os saberes de quem aprendem, outorgando sentido
aos novos conhecimentos produzidos.
A rede revela-se como
depositivo cultural e didático em que a metodologia dialoga para uma tomada de
consciência e ação transformadora numa sociedade e ação transformadora numa
sociedade digital com um espaço de aprendizagem na web que permite aos
participantes a circulação da palavra, dos textos na mídia de informação.
Partindo da Proposta de
ensino rizomatico pensar e fazer educação é um desafio porem uma nova
organização e mediação dos saberes onde para falar, ler e escrever o sujeito
produz e se produz no espaço virtual com outros na interconexão pela
digitalização de fatos cotidianos.
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